Sábado – Pense por si

Paulo Lona
Paulo Lona Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público
14 de fevereiro de 2023 às 08:00

A proteção das vítimas de crimes e os chamados “metadados”

A proteção de vítimas de crimes, nomeadamente sexuais e em especial relativos a menores, pode estar a ser colocada em causa na sequência da indefinição a que está atualmente votado o acesso aos denominados "metadados" para efeitos de investigação criminal.

Nos últimos dias, na sequência de um relatório sobre abusos sexuais na igreja, apresentado pubicamente, um dos temas que tem sido recorrentemente tratado na comunicação social é o da a proteção das vítimas de crimes. Antes do mais é de notar que os crimes sexuais assumem especial gravidade quando quem os pratica são as mesmas pessoas que deveriam proteger as vítimas e conferir-lhes segurança (pessoas em quem essas mesmas vítimas depositavam especial confiança).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.