Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
16 de setembro de 2019 às 11:25

A minha filha adora aprender mas não gosta da escola

Os psicólogos alertam, com razão, que estamos a roubar o melhor que a infância tem: a inocência, a imaginação e a brincadeira.

A escola começa esta semana mas, para a maior parte das crianças, já começou a rotina de acordar cedo, empacotar as coisas, colocar a mochila às costas e sair para a escola. As actividades. O ATL. O centro de estudos, também nas férias. Chamem-lhe o que quiserem. É o local onde as deixamos, ocupadas e vigiadas, enquanto trabalhamos. Alguns, com sorte, estão na terra, com os avós, os tios, os primos. Outros, ainda que encafuados num apartamento na cidade, estão também com familiares. Hoje regressam ao rodopio a que decidimos chamar escola e é que tudo menos o que desejamos para eles.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.