Sábado – Pense por si

Maria J. Paixão
Maria J. Paixão Investigadora
11 de maio de 2025 às 11:22

O espectro do obscurantismo científico

Subjugar a ciência ao espírito bélico de uma minoria trouxe-nos, no passado, o uso militar do gás, as armas químicas e biológicas, as bombas atómicas e todas as tecnologias que hoje permitem travar guerras profundamente injustas a partir de uma sala de comandos

Um dos principais traços identitários da cultura europeia contemporânea é o reconhecimento do valor primordial da ciência para a evolução das sociedades. A principal herança da efervescência intelectual do Renascimento e da subsequente Época das Luzes foi a afirmação do conhecimento científico contra o obscurantismo religioso. Embora este entusiasmo com a ciência tenha redundado, não poucas vezes, num cientismo opressivo (sobretudo, em relação aos saberes tradicionais e indígenas), dele pode extrair-se uma herança valiosa: o ceticismo saudável e a promoção da liberdade do espírito inquisitivo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.