Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
27 de setembro de 2023 às 08:00

A democracia aos berros

A defesa apaixonada da nossa causa não nos autoriza a calar os outros. Se é preciso lembrar isto, o debate público está mesmo a degradar-se.

Nos últimos dias, dois incidentes levantaram questões interessantes sobre os limites da liberdade de manifestação e a legitimidade de protestos, digamos, apaixonados. Na sexta-feira, um grupo de infelizesinterrompeu a apresentação de um livrocom um megafone e palavras de ordem imbecis. O livro é um elogio da diversidade e, para quem tem medo de tudo o que seja diferente, umas rimas para crianças são assustadoras. Mais mediático foi o protesto de ontem, de ativistas climáticas, queatiraram balões de tinta ao ministro do Ambiente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro