Sábado – Pense por si

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas
16 de novembro de 2024 às 10:33

Timor, ódios e telegramas secretos

A memória do ano de 1999 em Jacarta de Ana Gomes é um depoimento relevante sobre a história de Timor-Leste e só ganha em ser confrontado com outros relatos e estudos.

Os telegramas secretos que os diplomatas portugueses destacados para Jacarta e Díli enviaram para Lisboa em 1999 extraviaram-se em data incerta e o Ministério dos Negócios Estrangeiros só se deu conta disso ao abrir um inquérito por conta de uma controvérsia política, em 2017, cujas conclusões se ignoram, bem como a decisão do ministro sobre a matéria.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.