Sábado – Pense por si

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas
30 de novembro de 2024 às 10:00

"Que rico país para um preto viver!"

"Meninas se debruçavam das janelas, subtraindo da morfologia do negro atónito resquícios de uma beleza de Apolo. E exclamaram: «Que simpático!» «Bonito, mesmo!"

A Itália, sim, La Bella Italia, era o país de que Matateu, atenção aoparêntesis glória do CF Belenenses, nascido e baptizado Lucas da Fonseca, em Lourenço Marques, em 1927, marcador, em estreia oficial na abertura do Campeonato 1951/52, de dois dos golos com que os azuis bateram por 4-3, em jogo épico no campo das Falésias, na tarde de 23 de Setembro, o inolvidável Sporting dos Cinco Violinos –, dizia mais ter gostado nas suas viagens et por cause: «Por causa das mulheres. Lindas. Comi algumas. Muito boas. Gosto bastante da Itália. Que rico país para um preto viver!» 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro