Sábado – Pense por si

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas
30 de novembro de 2024 às 10:00

"Que rico país para um preto viver!"

"Meninas se debruçavam das janelas, subtraindo da morfologia do negro atónito resquícios de uma beleza de Apolo. E exclamaram: «Que simpático!» «Bonito, mesmo!"

A Itália, sim, La Bella Italia, era o país de que Matateu, atenção aoparêntesis glória do CF Belenenses, nascido e baptizado Lucas da Fonseca, em Lourenço Marques, em 1927, marcador, em estreia oficial na abertura do Campeonato 1951/52, de dois dos golos com que os azuis bateram por 4-3, em jogo épico no campo das Falésias, na tarde de 23 de Setembro, o inolvidável Sporting dos Cinco Violinos –, dizia mais ter gostado nas suas viagens et por cause: «Por causa das mulheres. Lindas. Comi algumas. Muito boas. Gosto bastante da Itália. Que rico país para um preto viver!» 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.