Sábado – Pense por si

Eurico Reis
Eurico Reis Juiz Desembargador Jubilado
29 de setembro de 2024 às 10:09

De volta aos embriões criopreservados

Bem gostaria eu que houvesse a coragem cívica e política de forçar uma reapreciação da questão do sigilo relativo à identidade civil dos dadores e dadoras de gâmetas perante o Tribunal Constitucional.

Como previsto, foi iniciado no Parlamento português o debate acerca do destino a dar aos embriões criados com a utilização de gâmetas (espermatozoides e ovócitos) fornecidos por dadores e dadoras anónimos/as antes da publicação do desastroso acórdão do Tribunal Constitucional que tem o n.º 225/2018, proferido no dia 24 de abril de 2018, e que estão ainda criopreservados e prontos para ser usados em procedimentos e tratamentos de procriação medicamente assistida (PMA). 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro