Sábado – Pense por si

César Rodrigues
César Rodrigues Investigador em História e Desporto
07 de novembro de 2016 às 12:24

Leipzig dá-te asas

Para a generalidade dos alemães e de todos os puristas do jogo, o RB Leipzig é uma aberração que desvirtua o associativismo e a identidade do futebol, e a importância dos sócios e dos adeptos. Para estes, o RB Leipzig é somente uma forma de marketing comercial, para a qual foi preciso "ter lata"

A alegria actual da cidade Leipzig resulta da bebida energética Red Bull (RB). Mas as asas que fazem voar os adeptos da cidade não derivam da utilização da bebida da multinacional, mas antes do consumo dos seus milhões de euros, investidos em 2009 na compra de uma equipa de futebol da 5ª divisão, o SSV Markranstädt.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.