Sábado – Pense por si

César Rodrigues
César Rodrigues Investigador em História e Desporto
03 de abril de 2018 às 18:41

Fungagá da Bicharada

"Atualmente, poderia ser criada uma nova versão com base na bicharada que gravita em torno do futebol. Se as tropelias no desporto vêm do tempo dos avós, hoje, por tudo o que está em jogo, ninguém vai em cantigas ingénuas."

O futebol é, cada vez mais, uma lição de zoologia: um futebol que, quando não e-toupeira, é qualquer outro bicho. Nos últimos dias e com uma ‘cabra grande’ pelo meio, o porco passou a animal principal na linguagem de alguns dirigentes, qual adágio de que ‘a cada porco agrada a sua pocilga’. A propósito do estado atual das coisas, também o treinador Manuel Cajuda referiu que, fora de campo, o futebol português está sujo e… porco!

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.