Sábado – Pense por si

Catarina Caria
Catarina Caria Analista de Política Internacional
16 de julho de 2024 às 11:43

Resta-nos a diplomacia

A multiplicação de altos cargos exercidos por portugueses deve honrar-nos e tem um claro retorno para Portugal, porque aumenta a nossa influência nas questões de política internacional. 

A diplomacia é uma arte - a de conversar e procurar soluções em conjunto. Não se esgota na política internacional e está presente em quase tudo o que fazemos. Pode apelar a emoções, à cultura, a interesses e até à necessidade. Em muitas instâncias, é a antecâmara, o derradeiro apelo antes de um confronto direto entre partes. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro