Sábado – Pense por si

Carla Oliveira
Carla Oliveira
07 de maio de 2023 às 10:00

A Portaria

Ainda pior do que tudo isso, é a insistência do Ministério da Justiça em aplicar de imediato uma Portaria que exige mecanismos que não estão prontos e que sabe que vai causar constrangimentos muito graves nos Tribunais. Pior do que errar é não o reconhecer nem corrigir o que está mal.  

As Leis que introduziram novos mecanismos de controle da distribuição eletrónica dos processos judiciais e dos processos da jurisdição administrativa e fiscal e que visam aumentar o grau de transparência, de confiança e de fiscalização do princípio do juiz natural, foram publicadas em agosto de 2021. Porém, tais leis, como expressamente enunciaram, careciam de regulamentação a efetivar pelo Governo no prazo de 30 dias. As Leis e respetiva regulamentação deveriam entrar em vigor em simultâneo e 60 dias após a sua publicação. Contudo, sem motivos conhecidos que o justifiquem a Portaria regulamentadora apenas foi publicada no passado dia 27 de março, ou seja mais de um ano e meio depois, estando prevista a sua entrada em vigor para o próximo dia 11 de maio. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.