Sábado – Pense por si

António Ventinhas
António Ventinhas Magistrado
10 de junho de 2020 às 19:39

O 10 de Junho e o dia da “raça portuguesa”

Num momento em que se discute o racismo é bom olharmos para trás e para " o dia da Raça" celebrada no Estado Novo. Este conceito surge nos anos 40 do século passado, num momento em que as raças não se referiam à cor da pele.

No dia 10 de Junho, comemora-se o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A data é feriado nacional, onde ocorrem sempre grandes paradas militares, discursos sobre a diáspora portuguesa, elogios à universalidade da nossa língua e condecorações daqueles que se distinguiram a nível nacional em diversos domínios. O feriado condensa vários símbolos que se alteraram ao longo dos tempos. No século XIX começou a comemorar-se o 10 de Junho como o dia do aniversário de Luís de Camões.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?