Sábado – Pense por si

António Paula Soares
António Paula Soares Presidente da Plataforma Sociedade e Animais
10 de dezembro de 2018 às 11:18

O primeiro-ministro quer uma vaca voadora, e o ministro do Ambiente quer que as vacas voem daqui para fora

Ao ter-se dado o enfoque na redução do número de vacas e da área ardida, como o plano mágico para se atingir a neutralidade carbónica em 2050, transmitiu-se uma imagem desfocada e agressiva para com o mundo rural.

Na célebre apresentação do novo Simplex, em maio de 2016, quando o primeiro-ministro António Costa, querendo deixar uma mensagem clara de que não existem impossíveis, entregou uma vaca voadora à ministra da Presidência, estava longe de pensar que, mais de dois anos volvidos, o impossível viesse a acontecer: o ministro do Ambiente dar o prazo de 30 anos para que metade das vacas Portuguesas ‘voem’ daqui para fora. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.