Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
06 de novembro de 2024 às 18:00

Umas eleições decisivas

Numa semana marcada pelo duelo entre Donald Trump e Kamala Harris, trazemos-lhe um especial sobre as decisivas eleições nos EUA. E ainda: entrevistas aos cantores Camané e Lena d’Água e um dia com o líder parlamentar do Chega.

Para acompanhar os últimos dias da campanha eleitoral americana, o diretor da SÁBADO, Nuno Tiago Pinto, passou vários dias nos Estados Unidos. Primeiro em Milwaukee, no Wisconsin, um dos sete estados decisivos para a eleição, onde esteve presente numa reunião de Bill Clinton com a comunidade afro-americana e num comício com Kamala Harris. Depois viajou até Miami, na Flórida, um estado que foi um swing state até 2016, mas que desde então caiu para o lado republicano. Foi aí que acompanhou a eleição na mesma área onde Donald Trump passou a noite eleitoral. Também visitou alguns dos locais onde os votos por correspondência são contados na Flórida – aí, os responsáveis garantiram que tudo estava a postos para assegurar a segurança da votação e que não haverá fraude.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.