Sábado – Pense por si

João Carlos Silva
João Carlos Silva Director Adjunto
11 de outubro de 2017 às 17:00

Jovens inquilinos desesperados

Quando Elisa Brunelli viu o seu novo senhorio montar móveis da Ikea calculou que ele lhe estava a alugar o quarto pela primeira vez

Na reportagem do tema de capa desta semana, a jornalista Catarina Guerreiro viu jovens perto do desespero. Por exemplo, quando encontrou a italiana Elisa Brunelli numa esplanada no Intendente, em Lisboa, a arquitecta estava aflita porque não conseguia arranjar um sítio para viver. Faltavam 15 dias para o fim do mês. Acabou na zona de Braço de Prata, num quarto que ela crê que foi alugado pela primeira vez - afinal, viu o proprietário montar móveis da Ikea. Mas mesmo assim não sabe se vai continuar em Portugal. Além de Elisa, falámos com muitos jovens obrigados a procurar quartos em Lisboa porque as rendas de casa cada vez mais elevadas os empurram para isso. Nas páginas 30 a 41 explicamos-lhe como é que o mercado das rendas chegou a este ponto e como é que poderá evoluir - e contamos-lhe as histórias que ilustram a situação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 702

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.