Sábado – Pense por si

João Carlos Silva
João Carlos Silva Director Adjunto
21 de fevereiro de 2018 às 17:00

Doença real, realidade virtual

Ataques de pânico? Stress pós-traumático? Fobias? A ansiedade, sob as suas várias manifestações, tem em Portugal uma prevalência enorme (um em cada seis portugueses) e única entre os países europeus. Fomos ver as novidades nas terapias em Portugal. Na verdade, fizemos mais do que isso: fomos experimentar.

Em Braga, no centro Cérebro, a jornalista Sara Capelo devia, idealmente, ter feito a chamada experiência de imersão com cobras ou ratos. Seria apropriado, já que ela confessa que uma visita à zona dos répteis no Jardim Zoológico a deixa, no mínimo, desconfortável. Mas nem cobras nem ratos estavam disponíveis. Havia baratas e ela sentou-se a uma mesa, com as mãos pousadas no tampo, pronta a conviver com elas. Nesta sessão de realidade virtual, mais e mais animais começaram a aparecer, a aproximar-se e a subir-lhe para as mãos. Para tornar mais real a experiência, o investigador Jorge Alves tocou-lhe com a ponta de uma caneta na mão, para simular o toque. Como ela não tem medo de baratas, não teve efeito, mas é o que acontece com os pacientes submetidos a este tratamento para casos específicos de ansiedade. Conheça  na SÁBADO desta semana as novidades nas terapias para esta doença – e não esqueça  que Portugal tem uma incidência maior do que qualquer outro país da Europa. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 721
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.