Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
22 de agosto de 2018 às 17:00

Do Coura à ria Formosa

Como o Algarve não é só praia, esta semana sugerimos-lhe passeios à volta da ria Formosa, do birdwatching às salinas. Fomos ainda até Paredes de Coura, para uma conversa sobre festivais, e estivemos com o zoólogo e escritor Desmond Morris em Oxford.

Numa altura em que o Algarve regista grande enchente (o Verão chegou tarde e muitos portugueses decidiram ir de férias na segunda quinzena de Agosto), apresentamos-lhe sugestões de passeios na zona das rias Formosa e do Alvor, com os melhores sítios onde comer e coisas para fazer em alternativa à praia. Os jornalistas Catarina Moura e Tiago Pais visitaram viveiros de ostras, estufas de halófitas (plantas terrestres que conseguem viver na água salgada) e foram observar as aves da zona, com destaque para as andorinhas-do-mar, as cegonhas-brancas e os maçaricos-galegos. No fim, decidiram fazer um desvio para ir às salinas da Salmarim, em Castro Marim. Apanharam sal com Jorge Raiado, dono da empresa (tem apostado muito no design e na criação de produtos derivados do sal), que no fim explicou que tecnicamente já não fazem parte da ria Formosa, porque estão perto da foz do Guadiana. Pode ler esta e muitas outras histórias nas páginas 36 a 44.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres