Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
07 de abril de 2020 às 18:00

A Páscoa e a (tele)escola

Esta vai ser uma Páscoa diferente, sem festividades e com as pessoas em casa – mas não deixe de ter doces à mesa, como os sugeridos pelos chefs convidados. E depois das férias, como será o ensino? Não há certezas absolutas, mas tudo aponta para um regresso à telescola

Após as férias da Páscoa, como será o ensino em Portugal? Já é certo que numa primeira fase haverá aulas online e na TV. Mas quando regressam (se regressam) os alunos às escolas? E como e quando serão os exames nacionais? ASÁBADOouviu vários especialistas para lhe responder a estas e muitas outras questões sobre esta revolução na educação. Ao mesmo tempo, a subeditora Sara Capelo foi falar com três antigos alunos da telescola, para perceber como era o ensino à distância nos anos 60, 70 e 80 (em especial nas áreas rurais, onde havia mais dificuldades de transporte). Por coincidência, e apesar de serem de zonas bem diferentes, todos referem que saíram muito bem preparados (ao contrário do "estigma" sobre esses alunos) e que a disciplina que melhor recordam é o Francês (pela pronúncia perfeita do professor, que seria nativo). Outra coincidência: os três são hoje professores.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.