Sábado – Pense por si

Ana Taborda
Ana Taborda
11 de setembro de 2024 às 18:00

A ameaça dos ecrãs

A dependência dos miúdos dos telemóveis e de outros aparelhos eletrónicos é o tema desta semana da revista. Estivemos também com a atriz Vera Kolodzig, que dá a voz ao podcast A Moura Invisível, da escritora Isabel Stilwell. E temos muito, muito mais.

Sempre que faz um trabalho sobre comportamento, a jornalista Lucília Galha acaba a sentir-se condicionada - e a condicionar os que vivem com ela. "Qual é o artigo que estás a fazer agora?", costuma perguntar o marido quando a ouve dizer que têm de cozinhar mais e melhor comida para os filhos (se o tema em causa for dietas, por exemplo). Desta vez, enquanto escrevia sobre a dependência que os ecrãs provocam em crianças e jovens, a jornalista daSÁBADOacabou com outro hábito: eliminou os telemóveis que era normal terem em cima da mesa, durante as refeições.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 1063
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.