Secções
Entrar
Nuno Tiago Pinto
08.06.2021

Roteiros para o bom tempo

Preparámos-lhe um conjunto de roteiros para conhecer o Alentejo e o Algarve em diferentes perspetivas; contamos-lhe o que a ciência da felicidade nos ensina sobre nós próprios; e entrevistámos o ex-jogador e selecionador da Polónia, Paulo Sousa.

Para lhe apresentar as sugestões de roteiros pelo Alentejo e pelo Algarve que fazem a capa desta edição, os repórteres Catarina Moura, Joana Emídio Marques e Markus Almeida fizeram-se à estrada para identificar percursos que vão da serra à praia, do enoturismo à gastronomia, do desporto ao património. Foi neste último, ao passar por Alcáçovas, que o jornalista Markus Almeida conheceu um mestre na arte ancestral do chocalho. Chama-se Joaquim Sim Sim e passou a vida a produzi-lhos e a martelá-los para que tenham um som afinado. Joaquim começou naquela arte aos 12 anos, viu o fabrico de chocalhos tornar-se Património Cultural Imaterial da Unesco em 2005 e hoje, aos 82 anos, continua a ir todos os dias para a sua loja e oficina fazer o que faz tão bem. Visite-o.

Ciência da felicidade
Num mundo cada vez mais exigente, competitivo e impessoal, sucedem-se as notícias sobre o aumento dos números da ansiedade, da depressão e do stresse. Parece que na correria em que se transformaram as nossas vidas, nos esquecemos que o sucesso e a felicidade nem sempre andam de mãos dadas. Pelo menos são essas as conclusões a que chegaram os vários estudiosos daquela que pode já ser chamada de ciência da felicidade e que foram entrevistados pela subeditora Vanda Marques. Na Universidade de Yale, por exemplo, a aula mais popular é a da psicóloga Laurie Santos, que dá aos alunos uma série de estratégias científicas para encontrar o bem-estar. Por ela já passaram três milhões de estudantes que ficaram a saber que, mais do que as circunstâncias, a chave da felicidade pode estar nos nossos comportamentos e também na nossa mente. Conheça as estratégias para se tornar mais feliz a partir da página 66.

Uma vida no futebol
Paulo Sousa interrompeu as férias de uma semana, antes do Europeu, para falar com aSÁBADOa partir de um hotel no Algarve. Durante hora e meia, passou em revista a sua carreira no futebol, que começou em miúdo no Repesenses, nos arredores de Viseu, e passou por Benfica, Sporting, Juventus ou Borussia Dortmund. Desde janeiro a treinar a seleção da Polónia, garante que vai para o Euro 2020 para ser campeão europeu.

Boa semana.

Mais crónicas do autor
07 de julho de 2026 às 23:00

A importância da proteína

Não é só para os músculos e não é só para desportistas: até ajuda no tratamento do cancro. E ainda: Sintra, a primeira estância de veraneio; a nova vida do ex-futebolista Jonas.

30 de junho de 2026 às 23:00

O sniper da Guerra Colonial

Nem a família ou os amigos sabiam das missões secretas deste agente português, que agora conta a sua história pela primeira vez. E ainda: o boom dos pastéis de nata; um ensaio com a banda Da Weasel.

23 de junho de 2026 às 23:00

E os maiores salários do País são...

A difícil tarefa de descobrir as maiores remunerações do País; a entrevista que continuou com o carro de Sofia Cerveira a ser rebocado; e o almoço a correr para não atrasar a acupuntura do gato Óscar.

16 de junho de 2026 às 23:00

Movimentos católicos conservadores

Estão a crescer e a ganhar influência, até a nível político, funcionando com códigos e liturgia própria. E ainda: deixar de ser vegetariano por razões de saúde; a bióloga que quer salvar as cobras.

08 de junho de 2026 às 23:00

Ciência consegue prevenir doenças

Mais do que tratar, o futuro da saúde passa por evitar os problemas, com a sequenciação genética a ser decisiva. E ainda: reportagem na Ucrânia debaixo de fogo; António Muchaxo conta as histórias de um restaurante especial.

Mostrar mais crónicas