Sábado – Pense por si

Trump deixa de publicar visitas à Casa Branca

14 de abril de 2017 às 20:31
As mais lidas

Casa Branca justificou a decisão com "graves riscos de segurança nacional e preocupações sobre a privacidade"

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que vai deixar de publicar voluntariamente a lista de visitantes à Casa Branca, uma política adoptada pelo seu antecessor, Barack Obama. A Casa Branca justificou a decisão com "graves riscos de segurança nacional e preocupações sobre a privacidade", segundo oWashington Post.

A equipa de Trump não publicava a lista de visitantes desde que tomou posse, em Janeiro, e agora anunciou que só vai divulgar os nomes das personalidades que visita a Casa Branca quando a sua equipa assim entender.

Apenas serão públicos os registos das visitas de agências que organicamente não são parte da Casa Branca, como a Agência de Gestão e Orçamento, cuja sede está também na mansão presidencial.

A Casa Branca diz que a decisão de não actualizar a base de dados das visitas, que era publicada na Internet e estava ao acesso de todos, irá poupar 70 mil dólares aos contribuintes até 2020.

O ex-presidente dos Estados Unidos da América Barack Obama revelava periodicamente a quase totalidade dos visitantes da Casa Branca, uma medida de transparência a que a administração Trump agora põe fim.

A administração de Barack Obama não publicava, no entanto, algumas visitas à Casa Branca, como as entradas meramente privadas (como as amigas das duas filhas) ou visitas altamente sensíveis (como os nomeados para o Supremo Tribunal).

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.