Sábado – Pense por si

Transnístria: Bem-vindos ao passado da União Soviética

Nuno Paixão Louro 27 de novembro de 2014 às 19:40

Tem governo, moeda própria e passaportes, mas ninguém reconhece a independência desta fatia de terra entalada entre a Moldávia e a Ucrânia, nem a aliada Rússia

Estamos quase em 2015, a União Soviética extingui-se há 23 anos e a sua herança comunista foi renegada por todos os países nascidos da URSS. Todos? Não! Uma pequena e estreita faixa de terra entre a República da Moldávia e a Ucrânia mantém bem viva a chama soviética e resiste às tentativas de acabar com a irredutível e independente República da Transnístria.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.