Sábado – Pense por si

Terramoto de magnitude 5,8 na Albânia provoca pelo menos 26 feridos

Sismo ocorreu numa zona costeira a 30 quilómetros da cidade portuária de Durres e a uma profundidade de apenas 10 quilómetros.

Um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter sacudiu hoje a Albânia, ferindo 26 pessoas e originando danos materiais avultados, sem, de acordo com as primeiras informações, causar vítimas mortais.

O Instituto de Geociências de Tirana informou que o terramoto ocorreu às 14:04 GMT (15:04 de Lisboa), numa zona costeira a 30 quilómetros da cidade portuária de Durres e a uma profundidade de apenas 10 quilómetros.

Onze minutos depois registou-se uma réplica de magnitude 5,4.

O terramoto provocou pânico e danos materiais consideráveis e segundo as primeira informações das autoridades albanesas contabilizavam-se 26 pessoas com "ferimentos consideráveis".

Entre os edifícios que sofreram danos conta-se a Faculdade de Geologia da Universidade de Tirana, onde ruiu parte do telhado.

Ao receber a notícia do sismo, o primeiro-ministro albanês, Edi Rama, que se encontrava na cidade alemã de Frankfurt, a caminho de Nova Iorque, cancelou a viagem e regressou à Albânia.

O terramoto foi sentido também na ilha grega de Corfú, mas não causou danos, segundo uma fonte da Proteção Civil local.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.