Sábado – Pense por si

Sismo de grande intensidade provoca colapso de 4 edifícios

05 de fevereiro de 2016 às 23:01
As mais lidas

Pelo menos 30 pessoas foram resgatadas depois de quatro edifícios terem colapsado em Tainan, cidade no sul de Taiwan, abalada por um sismo com magnitude 6,4

Pelo menos 30 pessoas foram resgatadas depois de quatro edifícios terem colapsado em Tainan, cidade no sul de Taiwan, abalada hoje por um sismo com magnitude 6,4, ao início do dia de sábado naquele país.

Imagens na televisão e nas redes sociais mostram um edifício de sete andares inclinado e responsáveis informaram que estão a decorrer operações de resgate em dois edifícios, mas até ao momento não foram reportadas vítimas mortais.

"Quatro edifícios colapsaram na área da cidade de Tainan. Estão em curso operações de busca e salvamento e não há notícias de vítimas", disse o porta-voz da Agência Nacional de Bombeiros, Lin Kuan-cheng, à agência noticiosa AFP.

O tremor de terra de pouca profundidade ocorreu pelas 20h de Lisboa de sexta-feira, a 25 quilómetros a sul de Yujing.

A magnitude do sismo foi inicialmente calculada em 6,7 graus na escala de Richter, mas as autoridades corrigiram para 6,4. Mas o Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico fez saber que não se espera a formação de um tsunami.

O sismo ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, a 39 quilómetros a nordeste de Kaohsiung, a segunda maior cidade da ilha que tem um porto importante.

Não há de momento registo de vítimas mortais mas há informação, por parte das televisões locais, de centenas de pessoas soterradas no complexo residencial da cidade de Tainan.

A rede pública de abastecimento de água de Tainan terá ficado seriamente danificada e a água está a espalhar-se de forma abundante por várias áreas da cidade.
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.