Sábado – Pense por si

Sismo de 6,5 sentido nas Filipinas

O Instituto Americano de Geofísica registou hoje no centro do país um sismo de 6,5 de magnitude na escala de Richter. Não há registo de vítimas ou danos materiais

Ocorreu hoje um sismo na região central do arquipélago das Filipinas de magnitude 6,5 na escala de Richter. Segundo o Instituto americano de Geofísica, não houve vítimas ou danos materiais.

O sismo foi registado a 3,2 quilómetros a noroeste de Masarayao, na província de Leyte e a 12,3 quilómetros a noroeste de Ormoc, de acordo com a informação do Instituto americano de Geofísica que mede a actividade sísmica do mundo.

Apesar do epicentro do sismo ter sido registado a 6 quilómetros de profundidade, não houve necessidade de se transmitir o alerta de tsunami.

A cidade de Tacloban, que se a encontra a 35 quilómetros do epicentro do sismo hoje registado, em Novembro de 2003, foi arrasada pelo tufão Hayan que causou mais de 6.300 mortos e mais de mil desaparecidos.

A 11 de Fevereiro deste ano, foi registado um sismo de magnitude 6,7 que abalou a ilha Mindanao causando oito mortos e 200 feridos.

As Filipinas assentam no chamado "Anel de fogo do Pacífico", uma área de grande actividade sísmica e vulcânica e é sacudida por cerca de sete mil tremores de terra por ano, ainda que a sua maioria seja de magnitude moderada.