Sábado – Pense por si

Putin garante que não há discriminação contra gays

14 de junho de 2017 às 16:19
As mais lidas

O Presidente russo sublinha que a lei contra a propaganda homossexual apenas pretende proteger os menores

O Presidente russo, Vladimir Putin, assegurou que no seu país não há qualquer discriminação de minorias sexuais e sublinhou que a lei contra a 'propaganda homossexual' apenas pretende proteger os menores.

O segundo dos quatro capítulos do filme "Entrevista com Putin", novo documentário do realizador Oliver Stone, foi emitido na noite de terça-feira no canal norte-americano Showtime e será retransmitido na televisão russa a partir de 19 de Junho.

"Não temos nenhuma limitação ou repressão por motivos sexuais. E mais, muitas pessoas declaram abertamente a sua orientação sexual não tradicional. Mantemos contacto com elas. Muitas conseguem grande sucesso nas suas carreiras profissionais e inclusivamente recebem prémios estatais", disse o líder do Kremlin.

Quanto à polémica lei contra a 'propaganda homossexual' entre menores, que entre outras coisas proíbe marchas de orgulho gay, "a sua lógica é deixar que as crianças cresçam num ambiente tranquilo, sem afectar a sua consciência", afirmou.

"Quando crescerem podem decidir livremente como viver a sua vida, incluindo a sexual. A partir do momento em que (um menor) se torna maior de idade, não há qualquer tipo de restrição", assinalou Putin.

A lei contra a 'propaganda homossexual', símbolo da homofobia na Rússia, foi promovida por políticos que se declaram religiosos, como o deputado Serguéi Milónov, que disse que os homossexuais são pessoas "com tendência para o vício e o pecado".

Putin falou também ao realizador norte-americano sobre os motivos pelos quais a Rússia é um "Estado tradicional autoritário".

"Durante quase mil anos o nosso Estado construiu-se como uma monarquia. Após a revolução de 1971 os comunistas chegaram ao poder e Estaline colocou-se à frente do Estado. Só no início dos anos 1990 se deram acontecimentos que iniciaram uma nova etapa de desenvolvimento da Rússia", afirmou.

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.