Sábado – Pense por si

Província indonésia proíbe não casados de circularem na mesma moto

Nova regulamentação obedece à lei islâmica que também proíbe espectáculos de música ao vivo

Um homem e uma mulher não casados vão deixar de ter o direito de circular na mesma motorizada em Aceh, indica uma nova regulamentação introduzida na província que obedece à lei islâmica ('sharia'), disse hoje um deputado local.

O parlamento do distrito de Aceh Norte aprovou, na passada semana, esta regulamentação que vai entrar em vigor dentro de um ano, declarou o deputado Fauzan Hamzah, sublinhando que as autoridades desenvolviam "esforços para aplicar plenamente a 'sharia'".

As novas disposições, que vão abranger mais de meio milhão de pessoas em Aceh Norte, proíbem também espectáculos de música ao vivo e a obrigação de separar rapazes e raparigas na escola, a partir da adolescência.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.