Sábado – Pense por si

Papa surge em público pela primeira vez desde que recebeu alta

Diogo Barreto
Diogo Barreto 06 de abril de 2025 às 11:38
As mais lidas

“Bom domingo para todos” e “muito obrigado”, disse o Papa à multidão.

O Papa Francisco surgiu em público enquanto se celebrava a missa na Praça de São Pedro, no Vaticano, este domingo, marcando a sua primeira aparição pública em duas semanas, depois de um internamento prolongado. O momento aconteceu durante a comunhão, com o líder da Igreja Católica a ser transportado numa cadeira de rodas.

EPA/Darek Delmanowicz

"O Papa Francisco acabou de chegar. Isto não estava planeado. Foi uma surpresa que o Papa fez. Enquanto a comunhão estava a ser distribuída, chegou de cadeira de rodas", disse o comentador que acompanhava a transmissão da eucaristia no YouTube oficial do Vaticano. "Bom domingo para todos" e "muito obrigado", disse o Papa à multidão.

No preciso momento em que Francisco apareceu, muitos fiéis se levantaram para aplaudir e fotografar o responsável pela Igreja Católica. O Papa foi depois transportado por uma rampa até ao altar, onde ficou, acenando a todos os presentes. Foi possível ver que Francisco está ainda com oxigénio.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.