Sábado – Pense por si

OMC confirma punição para o Brasil por subsídios industriais

A Organização Mundial do Comércio confirmou a punição pela manutenção de programas de subsídios industriais para o sector automóvel, de telecomunicações e informática

A Organização Mundial do Comércio (OMC) confirmou hoje uma punição dada ao Brasil pela manutenção de programas de subsídios industriais para o sector automóvel, de telecomunicações e informática.

O órgão internacional de comércio atendeu uma reclamação do Japão e da União Europeia contra o Brasil, que agora terá um prazo de 90 dias para cortar os subsídios destes programas de estímulo.

Após a decisão, o Governo brasileiro anunciou que deverá recorrer da decisão.

"Nossa tendência é apelar, mas não vou entrar em detalhe no conteúdo por razões óbvias de estratégia", disse o subsecretário-geral de Assuntos Económicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Márcio Bicalho Cozendey, em entrevista citada pela Agência Brasil.

A União Europeia e o Japão abriram processos contra o Inovar-Auto, um programa idealizado pelo Governo da ex-Presidente Dilma Rousseff para incentivar à inovação em indústrias de veículos automóveis.

A reclamação também se estendeu ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (Padis), à Lei de Informática e aos programas de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Equipamentos para TV Digital.

Estes dois últimos programas do Governo brasileiro já terminaram.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.