Sábado – Pense por si

Hong Kong: Ativista pró-democracia Joshua Wong detido por "reunião ilegal"

24 de setembro de 2020 às 08:42
As mais lidas

Wong é ainda acusado de violar uma lei que proibia o uso de máscaras nos protestos pró-democracia que agitaram o território, no ano passado.

O ativista de Hong Kong pró-democracia Joshua Wong foi hoje detido pela polícia, acusado de participar numa "reunião ilegal", numa manifestação no ano passado, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP), que citou o advogado.

Wong é ainda acusado de violar uma lei que proibia o uso de máscaras nos protestos pró-democracia que agitaram o território, no ano passado.

Numa mensagem publicada hoje no perfil de Joshua Wong na rede social Twitter, pode ler-se que o ativista "foi detido quando se apresentou na Esquadra Central da Polícia, cerca das 13:00 de hoje (06:00 da manhã em Lisboa)".

Na mensagem, acrescenta-se ainda que "a detenção está relacionada com a participação numa assembleia não autorizada em 05 de outubro, no ano passado", e que Wong é também acusado de "violar a draconiana lei anti-máscara", cujo texto foi depois considerado inconstitucional.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.