Sábado – Pense por si

Estado de saúde de Lula leva ao cancelamento de reunião agendada hoje com Costa

Lusa 27 de maio de 2025 às 19:05
As mais lidas

Uma eventual reunião entre os dois responsáveis, para quarta-feira, está ainda por confirmar. 

A reunião agendada para hoje no Palácio do Planalto entre o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e Lula da Silva, foi cancelada, na sequência de um problema de saúde do chefe de Estado brasileiro, disse à Lusa fonte diplomática. 

REUTERS/Johanna Geron

A mesma fonte disse ainda que uma eventual reunião entre os dois responsáveis, para quarta-feira, está ainda por confirmar. 

António Costa encontra-se no Brasil para aprofundar a cooperação entre o país e a União Europeia (UE), nomeadamente ao nível político e comercial e discutir com Lula da Silva o contexto geopolítico mundial e o Acordo UE-Mercosul (Mercado Comum do Sul), cujas negociações foram concluídas em dezembro passado.

Também para quarta-feira, fonte do Ministério da Fazenda do Brasil disse à Lusa que está previsto um almoço na residência oficial da embaixada de Portugal entre António Costa e o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Hadadd.

Na quinta-feira de manhã, último dia da visita, António Costa irá discursar no primeiro Fórum de Investimento UE-Brasil sobre como "Construir um Futuro Forte e Sustentável" e lançará o Diálogo de Investimento entre o país e a União Europeia.

Lula da Silva, cancelou os seus compromissos de hoje, depois de, na segunda-feira, ter sentido um mal estar e ter sido diagnosticado com labirintite, uma inflamação do ouvido interno.

O Presidente brasileiro, de 79 anos, deverá passar o dia na sua residência oficial e seguirá as recomendações médicas de repouso.

Hoje, para além da reunião com António Costa, estava prevista a sua participação numa cerimónia pelo Dia do Diplomata Brasileiro, a ser realizada na sede do Ministério das Relações Exteriores, mas a sua presença foi cancelada.

A presidência ainda não confirmou quando Lula da Silva voltará às suas funções normais, embora os médicos tenham recomendado que ele fique em repouso por "entre 24 e 48 horas".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.