O grande incêndio que atingiu a emblemática catedral a 15 de abril provocou a libertação para a atmosfera de várias toneladas de partículas de chumbo.
Duas escolas localizadas na zona da catedral de Notre-Dame, em Paris, foram encerradas provisoriamente "por precaução" após ter sido verificada uma elevada taxa de concentração de chumbo, divulgou esta quinta-feira a câmara da capital francesa.
O grande incêndio que atingiu a emblemática catedral a 15 de abril provocou a libertação para a atmosfera de várias toneladas de partículas de chumbo.
Durante o atual período de férias escolares, os dois estabelecimentos de ensino visados estavam a ser utilizados como centros de lazer para cerca de 180 crianças.
Após testes recentes realizados pela Agência de Saúde regional nas instalações das duas escolas foram detetados níveis de concentração de chumbo superiores ao limite de 5.000 microgramas por metro quadrado, explicou a autarquia parisiense, que informou que os estabelecimentos em questão "vão permanecer encerrados provisoriamente" hoje e na sexta-feira.
A autarquia de Paris precisou que a elevada concentração de chumbo foi verificada nos pátios exteriores e não no interior dos edifícios.
As crianças foram, entretanto, transferidas para outras unidades, enquanto as escolas vão ser alvo de uma limpeza "completa e profunda".
Também será realizada uma nova ronda de testes, cujos resultados serão tornados públicos na sexta-feira.
Na semana passada, a câmara de Paris tinha informado que as amostras recolhidas nas escolas localizadas nas imediações da catedral de Notre-Dame não justificavam "nenhum aviso de alerta".
Segundo uma investigação do jornal ‘online’ Mediapart, publicada este mês, as autoridades francesas terão ocultado da opinião pública que o incêndio que atingiu em abril a catedral provocou a libertação para a atmosfera de uma quantidade de chumbo que ultrapassa amplamente os níveis considerados como seguros para a saúde das pessoas.
O jornal digital francês, que avançou que a "nuvem de chumbo" contaminou as áreas vizinhas do monumento, acusou a câmara de Paris de "não ter realizado uma limpeza profunda" da zona atingida.
Escolas próximas de Notre-Dame fechadas por alta concentração de chumbo
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.