Sábado – Pense por si

Embaixada dos EUA alerta para ataque aéreo "significativo” na Ucrânia nos próximos dias

A Ucrânia tem estado sob ataques aéreos constantes da Rússia, desde a invasão em grande escala por forças russas em fevereiro de 2022.

A Embaixada dos Estados Unidos em Kiev alertou hoje que tem informações que apontam para um ataque aéreo "potencialmente significativo" na Ucrânia, "a qualquer momento nos próximos dias".  

"A Embaixada, como sempre, recomenda que os cidadãos americanos estejam preparados para se abrigar imediatamente caso seja anunciado um alerta aéreo", refere comunicado divulgado pela representação diplomática.

A Ucrânia tem estado sob ataques aéreos constantes da Rússia, desde a invasão em grande escala por forças russas em fevereiro de 2022.

Nos ataques aéreos russos são usados 'drones', bombas e, no caso dos mais significativos, mísseis, incluindo balísticos.

O alerta surge numa altura em que os Estados Unidos, juntamente com alguns países europeus, tentam promover uma trégua de 30 dias no conflito na Ucrânia.

REUTERS/Sergiy Karazy
Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.