Sábado – Pense por si

Detido realizador de filmes sobre Erdogan e golpe de 2016

Ali Avci foi detido hoje por alegadas ligações aos autores do golpe falhado de Julho de 2016

O realizador turco Ali Avci, produtor de um filme sobre a ascensão política do presidente, Recep Tayyip Erdogan, foi detido hoje por alegadas ligações aos autores do golpe falhado de Julho de 2016, noticiou a imprensa turca.

A agência oficial Anadolu noticiou que Avci foi detido hoje na sua casa, em Istambul, com outro suspeito de ligações aos golpistas.

Ali Avci produziu o filme "O Chefe", sobre a ascensão de Erdogan, que estreou em Março, e realizou o filme "Despertar", sobre a tentativa de golpe de Estado de 15 de Julho do ano passado, ainda por estrear.

O 'trailer' deste filme mostra um cenário em que o golpe teve êxito e Erdogan, seus familiares e colaboradores, foram assassinados.

O 'trailer' termina com uma cena com uma pistola apontada à cabeça de Erdogan.

A polícia afirma que Avci tem ligações ao clérigo Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos, que a Turquia acusa de orquestrar a tentativa de golpe.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.