Sábado – Pense por si

Detido realizador de filmes sobre Erdogan e golpe de 2016

13 de julho de 2017 às 11:30
As mais lidas

Ali Avci foi detido hoje por alegadas ligações aos autores do golpe falhado de Julho de 2016

O realizador turco Ali Avci, produtor de um filme sobre a ascensão política do presidente, Recep Tayyip Erdogan, foi detido hoje por alegadas ligações aos autores do golpe falhado de Julho de 2016, noticiou a imprensa turca.

A agência oficial Anadolu noticiou que Avci foi detido hoje na sua casa, em Istambul, com outro suspeito de ligações aos golpistas.

Ali Avci produziu o filme "O Chefe", sobre a ascensão de Erdogan, que estreou em Março, e realizou o filme "Despertar", sobre a tentativa de golpe de Estado de 15 de Julho do ano passado, ainda por estrear.

O 'trailer' deste filme mostra um cenário em que o golpe teve êxito e Erdogan, seus familiares e colaboradores, foram assassinados.

O 'trailer' termina com uma cena com uma pistola apontada à cabeça de Erdogan.

A polícia afirma que Avci tem ligações ao clérigo Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos, que a Turquia acusa de orquestrar a tentativa de golpe.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.