Sábado – Pense por si

Crianças seguiam de forma indevida em TGV descarrilado

Comboio estava a circular em testes, por isso, só deveria transportar técnicos

Algumas crianças seguiam a bordo do comboio de alta velocidade (TGV) francês que sábado descarrilou perto de Estrasburgo quando circulava em testes, e que por isso só deveria transportar técnicos, admitiu a empresa ferroviária, citada pela AFP.

"Havia algumas crianças a bordo", admitiu um porta-voz da transportadora, sem especificar se existem crianças entre as vítimas do acidente, acrescentando que a investigação a decorrer irá determinar o número de pessoas que seguiam no comboio em testes.

Dez mortos foi o último balanço do acidente com um comboio TGV, que efectuava ensaios na nova linha de alta velocidade no norte de Estrasburgo, França, um dia depois de vários atentados terroristas na capital terem feito pelo menos 129 mortos.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.