Sábado – Pense por si

Covid-19: Cabo Verde regista segunda morte e soma 10 no total

O óbito é de uma mulher de 92 anos e ocorreu ao final da tarde na ilha de São Vicente, que contabiliza, assim, a sua primeira morte por causa da doença.

Cabo Verde registou hoje a segunda morte devido ao novo coronavírus, elevando para 10 o total de óbitos no país associados à covid-19, informou o Governo.

Segundo a mesma fonte, o óbito é de uma mulher de 92 anos e ocorreu ao final da tarde na ilha de São Vicente, que contabiliza, assim, a sua primeira morte por causa desta doença.

De manhã, o Ministério da Saúde anunciou o nono óbito associado à covid-19 no arquipélago, o segundo na ilha do Sal em duas semanas.

Os restantes óbitos no país foram registados nas ilhas de Santiago (6) e Boa Vista (1).

O país registou hoje mais 24 novos casos de covid-19, elevando o total acumulado para 1.027 desde 19 de março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (795), Sal (157), Boa Vista (57), São Vicente (12), Santo Antão (4) e São Nicolau (2).

Do total, há ainda a registar 568 pessoas consideradas como recuperadas, dois doentes transferidos para os seus países e 448 casos ativos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 490 mil mortos e infetou mais de 9,68 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.