Sábado – Pense por si

Clinton e Sanders dividem democratas e Trump derrota candidatos-fantasma

Gustavo Sampaio 18 de maio de 2016 às 08:00

Clinton vence à tangente no Kentucky e Sanders conquista o Oregon, numa disputa que só vai ser decidida (a favor de Clinton) na Califórnia, a 7 de Junho. Do lado dos republicanos, Trump já está focado na eleição geral

Foi uma disputa tão renhida que a vitória de Hillary Clinton ainda não é "oficial". Mas está confirmada, mesmo que faltem apurar cerca de 700 votos. Como assim? É a matemática. Clinton tem 212.318 votos e Bernie Sanders tem 210.505 votos. Os cerca de 700 votos que só vão ser contabilizados durante o dia de hoje, quarta-feira, 18 de Maio, não são suficientes para inverter o resultado. Ou seja, Clinton ganhou as eleições primárias do Partido Democrata no Estado de Kentucky. Aliás, na prática, empatou com Sanders. Confuso? A atribuição proporcional dos delegados conferiu 25 a cada um dos candidatos. E há ainda mais um elemento caricato: Martin O’Malley, o terceiro candidato democrata que suspendeu a campanha há mais de três meses, a 1 de Fevereiro de 2016, permanece nos boletins e obteve 5.720 votos (1,3%). O espectáculo da política norte-americana nunca cessa de surpreender.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.