Sábado – Pense por si

Carles Puigdemont pode convocar eleições para 20 de Dezembro

Senado espanhol começa esta quinta-feira o debate das medidas que o Governo central pretende aplicar na Catalunha, ao abrigo do artigo 155 da Constituição. Puigdemont fala às 13h30 (12h30 em Lisboa)

Carles Puigdemont está a ponderar convocar eleições na Catalunha a 20 de Dezembro. De acordo com a notícia avançada peloLa Vanguardia, o anúncio das eleições antecipadas será feito pelo presidente da Generalitat  pelas 13h30 (12h30 em Lisboa). 

Puigdemont esteve reunido esta manhã com os membros do governo regional e com os deputados do grupo Junts pel Sí.

Na quarta-feira, o presidente da Generalitat reuniu-se com dirigentes do PDeCAT e da ERC, assim como com representantes de entidades que defendem a soberania da Catalunha e autarcas da região.

A reunião terminou às 2h (1h em Lisboa) sem ter alcançado conclusões definitivas sobre a estratégia a anunciar hoje no Parlamento de Barcelona pelo presidente da Generalitat, numa sessão marcada para as 17h (16h em Lisboa).

Entretanto, o Senado espanhol começa hoje o debate das medidas que o Governo central pretende aplicar na Catalunha, ao abrigo do artigo 155 da Constituição, para impedir uma provável declaração de independência na região.

A Comissão do Senado que vai analisar as medidas propostas pelo executivo de Mariano Rajoy (PP, direita conservadora) começa às 17h à mesma hora que se inicia uma sessão plenária no parlamento regional catalão.