NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Lula fez uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira para drenar um hematoma na cabeça, que surgiu na sequência de uma queda que sofreu no Palácio da Alvorada, sua residência oficial, em outubro.
A Advocacia-Geral da União (AGU) do Brasil exigiu à plataforma YouTube a remoção de vídeos que contêm informações falsas sobre o estado de saúde do Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
REUTERS/Johanna Geron
Num comunicado, a AGU, órgão que faz assessoria jurídica à Presidência, disse que enviou uma notificação extrajudicial à subsidiária do YouTube no Brasil na sexta-feira.
Alguns dos vídeos incluem uma fotografia, criada com ferramentas de inteligência artificial, que supostamente mostra Lula da Silva com a cabeça enfaixada. Outros vídeos alegam que o Presidente brasileiro morreu.
Algo que, de acordo com a AGU, gera "confusão a respeito de assunto de relevância pública" e pode afetar "a própria estabilidade política e económica" do Brasil.
Os vídeos divulgam "fatos que não condizem com a realidade" e têm como objetivo "enganar o público" sobre o real estado de saúde de Lula, referiu a AGU.
Além disso, o órgão afirma que os vídeos "violam o direito à informação" e "extrapolam os limites da liberdade de expressão", sendo que quem ultrapassa os limites de um direito, explica, "comete ato ilícito, devendo responder pelos danos causados".
No pedido, a AGU dá à gigante tecnológica norte-americana Google, empresa proprietária do YouTube, 24 horas para remover os vídeos.
Lula fez uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira para drenar um hematoma na cabeça, que surgiu na sequência de uma queda que sofreu no Palácio da Alvorada, sua residência oficial, em outubro.
Após sentir dores de cabeça, o Presidente brasileiro foi até à unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês para realizar exames e, nessa altura, foi detetado que tinha uma hemorragia intracraniana. Na mesma noite, foi transferido para São Paulo.
Na manhã de quinta-feira, Lula da Silva foi submetido a um outro procedimento, uma embolização, para prevenir futuras hemorragias intracranianas. O procedimento durou cerca de uma hora.
O chefe de Estado, de 79 anos, divulgou na sexta-feira um vídeo a caminhar pelo hospital, garantindo que, em breve, estará "pronto para voltar para casa" e para trabalhar.
Horas antes, o mais recente boletim médico indicava que Lula da Silva tinha passado para uma unidade de cuidados semi-intensivos e já caminhava pelo hospital.
Uma outra plataforma digital, a rede social X, esteve suspensa no Brasil durante 40 dias, entre 30 de agosto e 09 de outubro, devido ao incumprimento de decisões judiciais no âmbito de um processo criminal por desinformação e crimes de ódio na internet.
A empresa detida por Elon Musk teve de pagar multas num valor total equivalente a 4,7 milhões de euros.
O juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil Alexandre de Moraes suspendeu a rede social devido à recusa da empresa em remover uma dezena de perfis dedicados à desinformação e ligados à extrema-direita.
Brasil exige que YouTube remova vídeos com alegações falsas sobre saúde de Lula
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.