Sábado – Pense por si

Bombas matam nove pessoas perto de mesquita em Bagdade

Uma bomba e um bombista suicida explodiram junto a um local xiita de oração

Pelo menos nove pessoas foram mortas num ataque bombista esta sexta-feira, junto a uma mesquita xiita a sul de Bagdade.

O ataque não foi reivindicado , mas os militantes do Estado Islâmico que controlam grande parte do norte e do oeste do Iraque têm como alvos regulares os distritos xiitas e as forças policiais da capital.

Uma bomba colocada perto da mesquita, em Yousifiya, rebentou quando os crentes  estavam a abandonar as preças de sexta-feira, matando dois civis e ferindo nove, segundo as fontes locais. Um bombista suicida detonou-se posteriormente, matando mais sete pessoas e ferindo outras 28.

O Iraque está envolvido num conflito sectário, sobretudo entre xiitas e sunitas que foi exacerbado pelo crescimento da influência dos sunitas radicais do Estado Islâmico.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.