Sábado – Pense por si

Autoridades brasileiras confirmam 11 mortos em tiroteio no Brasil

20 de maio de 2019 às 07:10
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

Sete homens armados terão entrado a disparar num bar no bairro de Guamá, em Belém, no estado do Pará, matando 6 mulheres e 5 homens.

As autoridades brasileiras confirmaram, na madrugada desta segunda-feira, a morte de onze pessoas num tiroteio ocorrido na tarde de domingo num bar em Belém, no estado do Pará, no norte do país.

"Pelo menos 11 pessoas morreram e uma ficou ferida na sequência dos disparos", disse à agência France-Presse (AFP) Ualame Machado, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SEGUP) do estado do Pará.

A imprensa brasileira já tinha noticiado que sete homens armados entraram a disparar num bar no bairro de Guamá, em Belém, matando 6 mulheres e 5 homens.

Segundo a mesma fonte da SEGUP, as autoridades estão a investigar "todas as pistas", incluindo o tráfico de drogas.

Um vídeo gravado pouco depois dos disparos mostra várias vítimas baleadas e caídas pelo chão do estabelecimento e uma deitada em cima do balcão do bar.

"Muitas pessoas conseguiram fugir pelas traseiras" da instalação, acrescentou Ualame Machado.

O bar onde o tiroteio ocorreu está localizado numa área densamente povoada de Belém.

Segundo organizações não-governamentais, o estado amazónico do Pará é o oitavo estado mais violento do Brasil, com uma taxa de 53,4 homicídios por 100 mil habitantes, acima da taxa nacional de 30,8.

No sábado, cinco pessoas, entre elas uma criança de 12 anos e um adolescente de 15, foram mortas a tiro, em São Paulo, por quatro homens que ainda não foram identificados.

Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.