Sábado – Pense por si

A herança de José Eduardo dos Santos

Sara Capelo
Sara Capelo 19 de agosto de 2017 às 08:00

Dia 23 há eleições e o Presidente de Angola não é candidato pela primeira vez. Que país deixa depois de 38 anos no poder?

Houve uma época em Angola, nomeadamente em Luanda, em que a comida escasseava e os amigos se encontravam nas casas uns dos outros com o que conseguiam arranjar. Uns levavam o arroz, outros o bacalhau, e fazia-se um arroz de bacalhau, conversava-se e dançava-se. Era o final dos anos 70, o país procurava equilibrar-se entre a recém-obtida independência de Portugal (a 11 de Novembro de 1975) e uma guerra civil que atravessou 23 dos 38 anos de governação de José Eduardo dos Santos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.