Secções
Entrar

Votar duas vezes? Trump diz que "se o sistema é tão bom, então não vai acontecer"

03 de setembro de 2020 às 20:44

Presidente norte-americano esclareceu as suas afirmações pedindo a eleitores da Carolina do Norte que votassem pessoalmente e por correspondência.

O Presidente norte-americano Donald Trump, que se tem pronunciado sobre o método da eleição presidencial de novembro, corrigiu hoje as polémicas declarações de quarta-feira, quando sugeriu a apoiantes que votem duas vezes, suscitando reações de protesto.

"Deixem-nos enviar o seu voto [por correio] e permitam que votem pessoalmente", assinalou na quarta-feira ao ser interrogado sobre o sistema em vigor na Carolina do Norte, um dos estados decisivos na eleição de 3 de novembro.

"Se o seu sistema é tão bom como dizem, então não poderão votar [por duas vezes]", prosseguiu.

Desde há vários meses que o inquilino da Casa Branca questiona a validade do escrutínio presidencial, ao considerar que o crescente recurso por diversos estados ao voto por correio devido à pandemia da Covid-19 poderá implicar fraudes em larga escala, apesar de numerosos estudos demonstrarem que essa situação é muito improvável.

Numa longa série de ‘tweets’ hoje divulgados, Trump tentou retificar as suas declarações de quarta-feira, ao dizer que pretendia exortar os eleitores a verificar se o seu voto tinha sido registado.

"PARA ASSEGURAR QUE O TEU VOTO CONTA, ASSINA E ENVIA o teu boletim O MAIS DEPRESSA POSSÍVEL. No dia das eleições ou nas votações antecipadas, vai à tua assembleia eleitoral para ver se o teu voto foi ou não foi contado. Se foi contado não poderás votar, e então o sistema de voto por correio terá funcionado corretamente", escreveu Trump na sua conta.

"Se não foi contado", acrescentou, "VOTA (que é o direito de qualquer cidadão).

Em resposta, a diretora do Gabinete eleitoral da Carolina do Norte, Karen Brinson Bell, recordou que "é ilegal votar duas vezes durante uma eleição".

Bernie Sanders, o antigo candidato democrata às presidenciais, denunciou vigorosamente as declarações do chefe de Estado.

"Durante anos, Donald Trump mentiu sobre as ‘fraudes eleitorais’. Hoje, apela à população da Carolina do Norte a cometerem um delito votando duas vezes", insurgiu-se.

"Este Presidente não acredita na democracia. É um autoritário que deve ser derrotado", acrescentou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela