Secções
Entrar

Veja os momentos mais marcantes do sismo que atingiu a Síria e a Turquia

Débora Calheiros Lourenço 06 de fevereiro de 2023 às 21:05

Mais de 3 mil pessoas morreram, mas o número deverá aumentar. Dezenas de países já ofereceram ajuda

O sismo que se fez sentir no sul da Turquia e no norte da Síria esta madrugada, 04h17 hora local (01h17 em Lisboa), atingiu uma magnitude de 7.8 na escala de Richter e já causou a morte de pelo menos 3 mil pessoas.
 
Na Turquia morreram pelo menos 1.762, registam-se em território turco 11.159 feridos e 3.500  edifícios destruídos. Já na Síria foram causados mais de 1.300 mortos. Veja aqui os vídeos mais marcantes do desastre: 

Prédio desaba no momento do sismo que atingiu a Turquia e Síria


Vários países já ofereceram ajuda, em forma de apoio nos esforços de resgate e salvamento, com equipamento, cães, aviões, bombeiros, refeições, geradores, dinheiro e construção de campos de abrigos de emergência. Estados Unidos, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Iraque, Qatar, Kuwait, Paquistão, Vaticano, Alemanha, Itália, Índia, Polónia, Taiwan, Ucrânia, Rússia, Grécia, Israel e Noruega já deram o seu apoio. Portugal demonstrou abertura para ajuda no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela