Secções
Entrar

Vaticano suspende investigações a abusos sexuais devido ao coronavírus

06 de março de 2020 às 22:04

Santa Sé suspendeu também todas as atividades no estrangeiro, após ter sido registado o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus no Estado do Vaticano.

O Vaticano suspendeu as investigações aos casos de abusos sexuais por parte de elementos da Igreja Católica no México, devido à propagação do surto de Covid-19 em Itália e na Cidade do Vaticano, anunciou hoje a Conferência Episcopal mexicana.

De acordo com um comunicado divulgado pela Conferência Episcopal do México, citado pela Associated Press, o Vaticano suspendeu também todas as atividades no estrangeiro, após ter sido registado o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus no Estado do Vaticano.

Contudo, a Santa Sé não anunciou oficialmente quaisquer cessações das atividades.

O embaixador do Vaticano no México, o arcebispo Franco Cappola, anunciou esta semana que quatro bispos daquele país estão a ser investigados desde maio, por alegada ocultação e negligência em relação a casos de abusos sexuais.

Os dois principais investigadores da Santa Sé para crimes sexuais, o arcebispo Charles Scicuna e Jordi Bertomeu, tinham uma visita programada ao país entre 20 e 27 de março.

A visita dos dois investigadores incluía contactos com vítimas de abusos, bispos e líderes de várias ordens religiosas.

Charles Scicuna e Jordi Bertomeu são os responsáveis das investigações aos casos de abusos sexuais no Chile, em 2018, e que redigiram um relatório com 2.600 páginas e os testemunhos de mais de 60 vítimas.

A investigação levou o Papa Francisco a pedir perdão pelos crimes cometidos e a aprovar novas medidas para responsabilizar os agressores sexuais e elementos da Igreja Católica que encobriam os casos.

O México, país com maior número de católicos no mundo, tem vindo a acumular casos de abusos sexuais e encobrimento.

O número de pessoas infetadas pelo Covid-19 em todo o mundo ultrapassou os 100 mil, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP), com dados atualizados às 15:00 de hoje.

No total, a epidemia já infetou 100.002 pessoas, das quais 3.407 morreram, em 91 países.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela