Secções
Entrar

Atirador de 12 anos mata uma criança em tiroteio numa escola na Finlândia

Diogo Barreto 02 de abril de 2024 às 08:37

O suspeito de 12 anos já foi detido. Além do aluno de 12 anos que morreu, mais duas crianças ficaram feridas e foram levadas para o hospital. "O perigo imediato já acabou", disse o diretor da escola.

Uma criança morreu e duas ficaram feridas, na madrugada desta terça-feira, depois de um tiroteio na escola básica de Vantaa, na Finlândia, avança a agênciaReuters. A polícia já deteve o suspeito, também ele menor, e encontra-se a investigar o incidente. 

Lehtikuva/Eelis Berglund

O tiroteio ocorreu numa escola nos subúrbios de Helsínquia, a capital finlandesa, e provocou três feridos, todos alunos da escola. As três crianças foram levadas para o hospital para receber tratamentos, mas, segundo a polícia, uma delas, de 12 anos, acabou por morrer.

O estabelecimento é frequentado por cerca de 800 alunos e 90 funcionários. "O perigo imediato já acabou", disse Sari Laasila, o diretor da escola, em declarações à Reuters.

O autor do tiroteio tinha 12 anos e foi detido de "forma pacífica", segundo a agência noticiosa. As autoridades acreditam que tenha agido sozinho e não procuram outros suspeitos. O jovem admitiu, em declarações à polícia, ter sido o responsável pelo tiroteio e foi colocado à guarda dos serviços sociais já que é novo demais para poder ser detido. Não foi ainda avançado um motivo para o ataque.

A arma utilizada pelo suspeito pertencia a um familiar, segundo admitiu o próprio atirador às autoridades.

As autoridades pedem à população que se mantenham afastados da zona.

A ministra do interior, Mari Rantanen, confirmou no Twitter que o suspeito tinha sido detido. O primeiro-ministro Petteri Orpo lamentou o desfecho do tiroteio: "Os meus pensamentos estão com as vítimas, os seus entes queridos, com os outros estudantes e os funcionários da escola", escreveu na rede social X.

A Finlândia apertou a sua legislação no que toca à licença de porte de armas em 2010, introduzindo um teste de aptidões para todos os que desejam adquirir uma licença e aumentou a idade mínima para obter uma arma de fogo, passando de 18 para 2010. Estas medidas foram postas em prática depois de dois tiroteios em escolas em 2007 e 2008 que resultaram na morte de 18 pessoas.

Existem mais de 1,5 milhões de armas de fogo na Finlândia e 430 mil pessoas com licença de porte de arma. A caça e o tiro ao alvo são atividades bastante populares no país.

Atualizado às 12h10 com informação adicional sobre o detido.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela