Atirador de 12 anos mata uma criança em tiroteio numa escola na Finlândia
O suspeito de 12 anos já foi detido. Além do aluno de 12 anos que morreu, mais duas crianças ficaram feridas e foram levadas para o hospital. "O perigo imediato já acabou", disse o diretor da escola.
Uma criança morreu e duas ficaram feridas, na madrugada desta terça-feira, depois de um tiroteio na escola básica de Vantaa, na Finlândia, avança a agênciaReuters. A polícia já deteve o suspeito, também ele menor, e encontra-se a investigar o incidente.
O tiroteio ocorreu numa escola nos subúrbios de Helsínquia, a capital finlandesa, e provocou três feridos, todos alunos da escola. As três crianças foram levadas para o hospital para receber tratamentos, mas, segundo a polícia, uma delas, de 12 anos, acabou por morrer.
O estabelecimento é frequentado por cerca de 800 alunos e 90 funcionários. "O perigo imediato já acabou", disse Sari Laasila, o diretor da escola, em declarações à Reuters.
O autor do tiroteio tinha 12 anos e foi detido de "forma pacífica", segundo a agência noticiosa. As autoridades acreditam que tenha agido sozinho e não procuram outros suspeitos. O jovem admitiu, em declarações à polícia, ter sido o responsável pelo tiroteio e foi colocado à guarda dos serviços sociais já que é novo demais para poder ser detido. Não foi ainda avançado um motivo para o ataque.
A arma utilizada pelo suspeito pertencia a um familiar, segundo admitiu o próprio atirador às autoridades.
As autoridades pedem à população que se mantenham afastados da zona.
A ministra do interior, Mari Rantanen, confirmou no Twitter que o suspeito tinha sido detido. O primeiro-ministro Petteri Orpo lamentou o desfecho do tiroteio: "Os meus pensamentos estão com as vítimas, os seus entes queridos, com os outros estudantes e os funcionários da escola", escreveu na rede social X.
A Finlândia apertou a sua legislação no que toca à licença de porte de armas em 2010, introduzindo um teste de aptidões para todos os que desejam adquirir uma licença e aumentou a idade mínima para obter uma arma de fogo, passando de 18 para 2010. Estas medidas foram postas em prática depois de dois tiroteios em escolas em 2007 e 2008 que resultaram na morte de 18 pessoas.
Existem mais de 1,5 milhões de armas de fogo na Finlândia e 430 mil pessoas com licença de porte de arma. A caça e o tiro ao alvo são atividades bastante populares no país.
Atualizado às 12h10 com informação adicional sobre o detido.
Edições do Dia
Boas leituras!