Um morto e sete desaparecidos após queda de helicópteros da Marinha do Japão
Ainda não foi revelada a causa do acidente.
Pelo menos um tripulante japonês morreu e outros sete desapareceram, depois de dois helicópteros se despenharam no Oceano Pacífico, na noite de sábado. Segundo o ministro da Defesa japonês, Minoru Kihara, os aparelhos participavam num "exercício noturno de guerra anti-submarina".
As causas do acidente ainda não são conhecidas, no entanto, as equipas de resgate disseram ter localizado "o que se acredita ser parte da aeronave no mar", dois gravadores de voo, além de um dos passageiros, que foi dado como morto.
De acordo com a emissora NHK, os militares terão perdido a comunicação com um dos helicópteros às 22h38 locais (6h38 de Lisboa). Vinte e cinco minutos depois, foi a vez de um corte na comunicação com a segunda aeronave - uma Mitsubishi SH-60K.
A Marinha garante que não existiam outras aeronaves ou embarcações em águas próximas. Consideram assim improvável o envolvimento de outro país no acidente.
Esta não é a primeira vez que um episódio deste género acontece. Em abril do ano passado, um helicóptero militar japonês despenhou-se no mar, na região de Okinawa, tendo matado os 10 tripulantes que seguiam a bordo. Um comandante sénior da Força de Autodefesa Terrestre estava entre os passageiros.
Edições do Dia
Boas leituras!