Secções
Entrar

Ucrânia oferece 43 mil euros a soldados russos que se entregarem

Diogo Camilo 28 de fevereiro de 2022 às 22:19

Ministério da Defesa promete que soldados russos serão perdoados e receberão uma compensação de 5 milhões de rublos se baixarem as armas voluntariamente. "Para aqueles que continuam a comportar-se como ocupantes, não haverá misericórdia", diz o ministro ucraniano.

"Uma escolha". É assim que o Ministério da Defesa da Ucrânia descreve a proposta que faz a soldados russos, em que propõe "amnistia completa" e 5 milhões de rublos como compensação aos militares da Rússia que ajudaram na invasão à Ucrânia.

Soldados ucranianos GettyImages

"Oferecemos aos soldados russos uma escolha: morrer numa guerra injusta ou uma amnistia completa e 5 milhões de rublos em compensação", refere a publicação do Governo ucraniano, prometendo que estes soldados serão perdoados e receberiam compensações monetárias se baixassem as armas voluntariamente.

Também o ministro ucraniano, Oleksii Reznikov, deixou uma alternativa "àqueles que não se querem tornar assassinos ou morrer" e um ultimato: "para aqueles que continuam a comportar-se como ocupantes, não haverá misericórdia".



A quantia, traduzida para euros, é de cerca de 43 mil euros.

O salário mínimo na Rússia é inferior a 14 mil rublos, o que quer dizer que esta compensação corresponde a cerca de 360 salários mínimos russos. Em Moscovo e São Petersburgo, o salário mínimo é ligeiramente superior ao resto do país, mas continua a ser largamente inferior à compensação oferecida pelo Governo da Ucrânia a soldados russos para deixar a guerra.

Apesar de não existir número oficial de tropas russas dentro da Ucrânia, o número estimado de militares nas fronteiras do país eram de 190 mil até à semana passada.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela