Secções
Entrar

Ucrânia lança nota para assinalar o primeiro ano de guerra

Leonor Riso 23 de fevereiro de 2023 às 13:15

Serão lançadas 300 mil notas. Banco central quer lançar mais iniciativas semelhantes.

O banco central da Ucrânia vai lançar uma nota, esta quinta-feira, que marca o primeiro aniversário da invasão russa.

1 de 3
Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko
Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko
Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko

A nota vale 20 hryvnia (cerca de 51 cêntimos). De um lado, está uma imagem de três soldados a segurar uma bandeira da Ucrânia; do outro, duas mãos atadas com corda, numa alusão aos crimes de guerra que a Ucrânia atribui à Rússia. Moscovo nega essas alegações.

"Para assinalar o aniversário da guerra, decidimos lançar uma nota comemorativa que vai mostrar num pequeno pedaço de papel um ano de emoções, padrões, conteúdo e coisas icónicas", explicou Andriy Pyshnyi, governador do banco nacional da Ucrânia, à agência noticiosa Reuters.

A mesma fonte indica que o banco tem trabalhado no sentido de evitar o afundamento da economia e para manter a estabilidade. Devido à ajuda externa, as reservas da Ucrânia chegaram a 30 mil milhões de dólares.

Serão lançadas 300 mil notas comemorativas no sistema bancário ucraniano. Segundo o banco central, esta nota foi desenhada e produzida ao longo de oito meses e seguir-se-ão novas notas para celebrar a vitória e a reconstrução da Ucrânia.

"Ao longo deste ano, os ucranianos descobriram a sua força, a sua importância, a sua capacidade não só de resistir mas de vencer, para vencer sem perdoar um único crime militar, uma única casa destruída", afirmou Andriy Pyshnyi. "Esta vitória custará muito mas vai acontecer e será nossa."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela