Secções
Entrar

Turquia: "Não somos um hotel para membros do Estado Islâmico"

02 de novembro de 2019 às 17:51

Ministro do Interior turco pediu este sábado aos Estados europeus que assumam a responsabilidade pelos respetivos cidadãos que aderiram ao grupo extremist.

O ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, pediu este sábado aos Estados europeus que assumam a responsabilidade pelos respetivos cidadãos que aderiram ao grupo extremista Estado Islâmico (EI), salientando que a Turquia não é "um hotel" para terroristas estrangeiros.

As declarações de Soylu, divulgadas pelo canal de televisão CNNTurk, surgem após a detenção, esta semana, de duas mulheres de nacionalidade holandesa, depois de terem entrado ilegalmente na Turquia a partir da Síria.

De acordo com a agência de notícias estatal Anadolu, as duas mulheres, que foram casadas com membros do EI e dos quais tiveram filhos, solicitaram o repatriamento na embaixada da Holanda em Ancara, mas foram detidas depois de a delegação diplomática ter informado a polícia turca da sua presença.

O Governo de Haia confirmou na sexta-feira que solicitou à Turquia a extradição de uma dessas mulheres, mas não da outra.

A esta última mulher, que tinha dupla nacionalidade holandesa e marroquina, a Holanda retirou a nacionalidade por suspeita de terrorismo.

Soylu considerou que "não é aceitável" e "é irresponsável" que os Países Baixos e o Reino Unido retirem a nacionalidade a alguns dos seus cidadãos ligados ao EI, com o objetivo de evitarem encarregar-se deles, forçando outros países a assumirem essa responsabilidade.

"Não somos um hotel para membros do EI de outros países. Onde ponho os vossos terroristas? Dou nacionalidade [turca] aos vossos terroristas?", criticou Soylu, assegurando que a Turquia fará todo o possível para deportar as pessoas nestas condições para os seus países de origem.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela